XXVIII Anos de Teixeira de Freitas



Nos anos de 1983 e 1984, quando o enorme povoado de Teixeira de Freitas se envolvia numa luta "patriótica" por sua emancipação, quando seus cidadãos se uniam em torno de um desejo incontido de fazer sua própria história, quando as contingências políticas se emolduravam favoravelmente em tempestades de agitada convulsão, a história da Igreja Batista Central se cruza com a história desta terra, desta gente, conformando a certeza de uma igreja da cidade, a igreja de Teixeira de Freitas.

Durante o emaranhado de eventos, dentro e fora dos limites do novo município que se desenhava no extremos sul da Bahia, a Igreja Batista Central se antecipa no seu próprio esforço por emancipação, e se apresenta como exemplo do que é possível e contagiante. Em dezembro de 1984 a igreja se organiza como marco de presença cristã e social para toda a sociedade onde está plantada, sendo um dos fatores contribuintes para a consolidação da luta que já se travava, naquele momento, nos corredores e gabinetes da Assembléia Legislativa e, principalmente, no Palácio do governo.

Em Maio de 1985 Teixeira de Freitas, também, se emancipa. Cidade e Igreja crescem, amadurecem, se expandem, produz gente e serviços excepcionais, cumprem suas missões com a mesma determinação daqueles momentos pré-emancipatórios. Nomes pujantes surgiram e marcaram os passos que cidade e igreja viveram em suas histórias, nomes que registraram ousadia e visão apaixonada do que acreditavam, do que faziam e do que tinham em mãos para usarem e fazerem a bem do bem comum.

Nesta data, quando a cidade vive sua festa de emancipação, congratulamo-nos, como igreja, com a cidade, e sua gente, e seus líderes, e todos que amam esta história de progresso onde todos seremos os maiores beneficiados. Parabéns Teixeira de Freitas; parabéns, todos nós. Que o Senhor continue abençoando esta terra, esta epopeia, esta caminhada que todos nós fazemos questão de não ficar de fora.

Teixeira de Freitas BA, 11 de Maio de 2013

Pr.Jônatas David - Pastor da Igreja