Todos Somos Gente de Bem



No dia 20 de Abril de 2013 foi publicado em um dos órgãos da imprensa [leia aqui] uma reportagem-opinião a respeito do Prefeito, a Secretária de Educação Municipal, um contrato milionário com uma empresa de informática, e outros reclames localizados. Reportagem que foi, mesmo de maneiras diferentes, repetidas por outros órgãos, principalmente chamando o Executivo Municipal, mesmo que através da Secretaria Municipal de Educação, para explicações sobre o tal contrato.

Por um lado, todos estamos de parabéns pela imprensa livre que temos, todos estamos de parabéns pela presença atuante deste meio informador que temos ao nosso dispor. Sem dúvida, o serviço prestado pela imprensa, em qualquer circunstância é algo invejável ao passado que já assistimos, e por causa dele, pagamos sempre tão caro, como povo, e até, como povo polítizado que somos. O papel do repórter é fundamental para a democracia que acreditamos e queremos, onde todos devem ser devidamente respeitado e responsabilizado, e também, homenageado, quando seus feitos forem dignos de uma ou outra atitude por parte da sociedade.

Por outro lado, num país onde queremos que a justiça impere, não podemos assistir, permitir, aplaudir, qualquer que seja o nosso motivo, o nosso interesse, que se quebre a máxima de que "todos são inocentes até que se prove o contrário", ouvi até um juíz de direito afirmar que é "inocentes até que seja declarado culpado". A Imprensa tem o papel de informar, pode até opinar, mas não pode julgar. Mesmo que lhe pareça em condições de exercer o julgamento, ela se torna irresponsável quando julga quem quer que seja. Um exemplo é que mesmo diante de alguém que acabou de cometer um crime, ela não pode informar que aquela pessoa seja o criminoso, mas, tão somente, que seja "suspeito", "principal suspeito", ou algo assim; ela só estará em condições de afirmar que aquela pessoa é criminosa, se assim for declarado pelo sistema judiciário.

A reportagem em questão não tem autoria, está exposta como de responsabilidade do site que a publicou. Na foto da Secretária Municipal e do Prefeito, a legenda afirma assim: "Secretária de Educação e o Prefeito João Bosco vão ter que explicar essa ação de carácter corrupto". Lamentavelmente não condiz com uma ação jornalística, mas a decisão de um julgamento. Isto é lamentável, pois são atitudes como esta que faz com que a política seja tão mal vista por todos. Declara-se algo de uma forma tão vulgar que faz com que todos pensem que "políticos são todos iguais", "todos são corruptos", e isto promove duas coisas: os bons cidadãos fogem de serem políticos, deixando espaço para os "maus" políticos.

Na corrupção anunciada, está incluída a nossa irmã Isabel Cristina, e mesmo respeitando o papel brilhante da imprensa, repudiamos desinformações que, num momento ou outro, por interesses diversos, facilitando a má política, a mesma imprensa atue como instrumento injusto e desinformador. Assim alcance gente inocente que, num espírito cívico e social, se aventure a dar contribuições relevantes, em nome de uma igreja ou outra entidade qualquer, buscando o bem da nossa cidade e de nossa gente.

Sem defender o contrato milionário de tecnologia para a educação, é necessário que entendamos que todas as condições de Teixeira de Freitas promover seu próprio desenvolvimento já foi buscado, e não saímos do que somos; sendo uma cidade pujante, em franco crescimento, não temos soluções para nossas dificuldades crescentes, temos que buscar lá fora, e não são baratas. Assim deve ser com o nosso trânsito, nossa segurança, nossa saúde, nossa educação. Toda cidade grande em nosso estado, e no Brasil, teve que sair de suas soluções bairristas, e se lançar ao que está dando certo em outras paragens. Pedimos um governo municipal moderno, de olho no futuro e não queremos, por motivos pequenos, pagar o preço para isto. Devemos deixar o escolhido pelo povo mostrar para que veio, e mantenhamos a vigília contra todo tipo de corrupção, e no desenrolar, percebendo que há crimes comprovados, tomemos iniciativas drásticas, e, ao final, todos vão julgar sua administração, quando forem votar.

De qualquer forma, viva Teixeira de Freitas, viva seu povo, viva todos nós. No "frigir dos ovos" todos sairemos ganhando muito, com tudo que estamos assistindo, só precisamos ser mais cautelosos nos que afirmamos, no que defendemos, pois todos somos gente de bem querendo o melhor para nossa cidade, para esta terra querida e amada.

Teixeira de Freitas BA, 25 de Abril de 2013

Pr. Jônatas David Brandão Mota - Pastor da Igreja