Heresia na Igreja, importância dela na cristianismo




No domingo passado, no boletim da igreja, saiu um esboço com o título desta nota oficial. Talvez por isto, ou qualquer outro motivo que seja, não importa para esta palavra, algumas indagações nos surgiram de muitas maneiras, e por muitos meios. Nesta nota de esclarecimento, acreditamos que faremos entendido o posicionamento da IBC, das verdadeiras Igrejas Batistas, e também, o posicionamento oficial deste Pastor Batista, tradicional Batista.


Há sete afirmativas que constam no esboço do boletim, que denotam o ponto de vista bíblico que cremos e que, por ele, descansamos em Deus, e no controle absoluto que Ele tem sobre este tema.


Primeiro, a partir de 2Pd.2:1-2, "Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade", cremos que, é claro, e Deus sabe disto, a existência das heresias na igreja, a partir dela, causa muito prejuízo à pregação do santo Evangelho. Heresia, em aspecto algum, é algo proveitoso aos propósitos do Senhor Deus.


Segundo, a partir de 2Tm.4:3, "Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos", cremos que, dentro da permissão sábia e onisciente dEle, não há como evitar que a heresia venha e brote dentro da liberdade da igreja de Jesus Cristo. A liberdade pregado pelo cristianismo, nas mãos de pessoas não dirigidas pelo Espírito Santo, por não serem salvas, promove, de uma forma ou outra, com mais ou menos intensidade, a heresia grosseira e prejudicial ao seio da igreja de Cristo.


Terceiro, a partir de 2Ts.2:3, "Ninguém de modo algum vos engane porque isto [a parousia] não sucederá sem que venha primeiro a apostasia e seja revelado o homem do pecado, o filho da perdição,", cremos que a heresia, torna-se uma providência, pois ela promove a saída do joio, deixando a igreja, como organismo, purificado, limpo, para a volta do Senhor Jesus. São como os "anjos" que "aquele" Senhor, da parábola do joio e do trigo, disse que viria para fazer a limpeza que nós os salvos, não conseguiríamos fazer, pois nos confundimos entre o que é trigo e o que não é.


Quarta, a partir de Ap.20:8 e Mt;24:24, "Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão, e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha" e "porque hão de surgir falsos cristos [ungidos] e falsos profetas [proclamadores], e farão grandes sinais e prodígios de modo que, se possível fora, enganariam até os escolhidos" cremos que a heresia, com0 já tem acontecido, e sempre aconteceu e acontecerá, é o engano que o maligno tem a produzir no mundo para "enganá-lo em relação ao convite de salvação de Jesus Cristo.


Quinto, a partir de 1Jo.2:27, "E quanto a vós, a unção [o Espírito Santo] que dele recebestes fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como vos ensinou ela, assim nele permanecei", cremos que em nenhuma circunstância que se possa imaginar, os salvos, os eleitos, por serem habitação e dirigidos pelo Espírito Santo, permanecerão no engano, qualquer que seja ele, de qualquer heresia. Como afirma Mt.24:24, isto é impossivel acontecer.


Sexto, a partir de 1Co.11:19, "E até importa que haja entre vós facções [heresias], para que os aprovados se tornem manifestos entre vós.", cremos que ela se torna uma poderosa maneira de cada um se ver, em que situação está. Claramente o joio e o trigo se manifesta diante da heresia. Se consideramos que o salvo pode ser "enganado" por algum tempo, por causa da ingenuidade natural da nova criatura, podemos afirmar que a permanencia na hereisa é que vai fazer esta manifestação cabal.


Sétimo, a partir de Mt.13:30 e 1Jo.2:18-19, "Deixai crescer ambos juntos até a ceifa e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Ajuntai primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar o trigo, porém, recolhei-o no meu celeiro" e "Filhinhos, esta é a última hora e, conforme ouvistes que vem o anticristo, já muitos anticristos se têm levantado por onde conhecemos que é a última hora. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos." cremos que a heresia, definitivamente, são os ceifeiros ordenados pelo Senhor da ceara, com a missão de mandar os joio para o fogo eterno, naturalmente, sem problemas, sem discordias, com os próprios pés deles.


Assim, a heresia em nada é proveitosa aos anseios de Deus em salvar o maior número possível de pessoas, mas, por outro lado, é um instrumento dEle, no sentido de promover a limpeza da igreja de Cristo, para que mais separada, ela faça, melhor, sem carnalidades, a obra missionária que está sob sua responsabilidade.


Pr.Jônatas David - Pastor da Igreja
25 de Março de 2009